imunoterapia_cancer.jpg

IMUNOTERAPIA

A imunoterapia é um tipo de tratamento biológico que tem o objetivo de potencializar o sistema imunológico de maneira a que este possa combater infecções e outras doenças como o câncer. Nas últimas décadas, a imunoterapia tornou-se uma parte importante do tratamento de alguns tipos de câncer.

A imunoterapia é um tratamento que consiste em alterar o sistema imunológico de um paciente através de proteínas sintetizadas em laboratório, ou em potencializar a força do sistema imunológico para que este identifique e ataque as células cancerosas.

Assim, no caso do câncer, por exemplo, a imunoterapia pode ser feita nos institutos de oncologia, mas no caso de doenças da pele, ela já deve ser feita por um dermatologista e no caso de alergia respiratória o médico mais indicado é o alergologista.


 

Como é administrada a imunoterapia?

As maneiras mais comuns de administrar os medicamentos são: Intravenosa: administrado diretamente na veia. Subcutânea: por injeção no tecido subcutâneo.

Cada sessão leva, em média, uma hora e, dependendo do esquema terapêutico, as aplicações podem ser realizadas em intervalos de duas ou três semanas. Passada a fase crítica, o médico irá determinar se o medicamento precisa ser mantido para o resto da vida ou se é seguro suspendê-lo depois de um ou dois anos.

cura-do-cancer-r7-estudio-infografico-imunoterapia-11112019145249495.jpeg