top of page
  • Foto do escritorGrupo Reviver

Mutirões de mamografias são realizados em cidades do interior do RN

Grupo Reviver viaja para Assu, Mossoró e Lajes; Atendimento ocorrerá das 7h às 17h

Fonte: Agora RN

A partir desta quinta-feira (24), o Grupo Reviver vai ao interior do Rio Grande do Norte (Assu, Mossoró e Lajes) para a realização de mutirões de mamografia. O atendimento ocorre sempre das 7h às 17h, para mulheres a partir dos 40 anos, sendo necessária a apresentação de documento oficial de identificação com foto.

A primeira cidade contemplada, fruto de parceria com a prefeitura local, é Assu. De quinta até domingo (27), a unidade móvel Savana Galvão estará ao lado do Centro Clínico, na Avenida Senador João Câmara, s/n. Em Mossoró, o mutirão acontece nos dias 28, 29 e 30 em parceria com a Câmara Municipal de Mossoró, situada à Rua Idalino de Oliveira, Centro. E para fechar o calendário do Outubro Rosa, nos dias 31 e 1 de novembro, ao atendimento acontece em Lajes, na Praça Monsenhor Vicente de Paula, em frente à UBS Pedro Lopes.

Os mutirões de mamografias gratuitas destinados a mulheres a partir dos 40 anos foram iniciados no Outubro Rosa de 2015, em parceria com o Grupo Delfin, com a realização de 3.600 exames, em três bairros da capital. Em 2016, com recursos financeiros limitados, foram atendidas 2.002 mulheres, com a verificação do aumento de nódulos detectados. Já em 2017, foram realizados 1.707 mamografias. Neste mesmo ano, com recursos de emenda parlamentar, o grupo adquiriu um aparelho de ultrassonografia e vem realizando uma média de 80 exames por mês entre ultrassons de mama, tireoide, transvaginal e obstétrica.

A partir de outubro de 2018, o Grupo Reviver decidiu alugar a unidade móvel pelo período de 12 meses tornando o trabalho permanente. No ano passado, foram atendidas 2.400 mulheres. No período de janeiro a julho de 2019, foram realizados 7.634 exames de mamografia.

A presidente Ana Tereza Fiúza explica que as pacientes nas quais são detectados nódulos, cistos ou tumores da mama são, de imediato, encaminhadas para atendimento e tratamento no ambulatório da Liga Norte Rio-grandense contra o Câncer, na Maternidade Escola ou Hospital Universitário Onofre Lopes.

4 visualizações0 comentário
bottom of page