• Grupo Reviver

Secretaria de Saúde de Natal volta a realizar mutirões de mamografia

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal retoma, a partir desta segunda-feira (8), a realização de mamografias em sua unidade móvel. Devido à pandemia do novo coronavírus, os mutirões na capital potiguar vão adotar novas práticas para proteger pacientes e profissionais da saúde, minimizando os riscos de contaminação da doença.

De acordo com a SMS, todos devem usar máscara e, na fila, as pacientes devem obedecer a distância de dois metros. Antes de subir na unidade móvel, a temperatura de cada mulher será verificada por termômetro digital infravermelho de testa e será fornecido álcool 70% para higienização das mãos. Na recepção também foi instalada uma divisória de acrílico, e as técnicas usarão capotes, luvas e máscaras de acetato.

A SMS informa que a demanda de pacientes continua a ser livre, com distribuição de fichas sempre no início do expediente.

“As mulheres acima de 40 anos interessadas em realizar mamografia deverão apresentar no dia do exame a carteira de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. O diagnóstico precoce do câncer de mama é primordial para o êxito no tratamento. Sendo assim, serão tomadas todas as medidas protetivas necessárias para que essa mulher consiga realizar o seu exame sem riscos de contrair a Covid-19”, conta Ana Paula, do Núcleo de Saúde da Mulher e do Homem da SMS.

Segundo dados das Sociedades Brasileiras de Cirurgia Oncológica e de Patologia, em dois meses de pandemia, cerca de 50 mil pessoas deixaram de ser diagnosticadas com câncer em todo o Brasil pela falta de realização de exames.

FONTE: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2020/06/06/secretaria-de-saude-de-natal-volta-a-realizar-mutiroes-de-mamografia-na-segunda-feira-8.ghtml

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

De acordo a Sociedade Brasileira de Mastologia, “o câncer de mama consiste em um tumor maligno que se desenvolve a partir de células da mama. Geralmente, ele começa nas células do epitélio que reveste