top of page
  • Foto do escritorGrupo Reviver

Homens também devem fazer mamografia!

O câncer de mama também pode se manifestar nos homens. A cada 100 casos de câncer de mama feminino, existe 1 caso masculino. A estimativa pode até parecer baixa, mas essa é uma doença séria que deve ser tratada e acompanhada por uma equipe médica. Por isso, é mais que necessário a realização do autoexame e/ou mamografia, assim como as mulheres fazem, para a verificação de sintomas que possam ser do câncer de mama.

O pior de tudo é que devido ao preconceito e a falta de conscientização dos homens quanto a realização de exames periódicos acaba fazendo com que boa parte dos casos de câncer de mama masculinos sejam descobertos apenas em estágio avançado. O ideal é que os homens procurem avaliar cuidadosamente a região das mamas e das axilas tanto no autoexame quanto em consultas médicas. Em caso de consultas médicas, o profissional provavelmente perguntará sobre seu histórico familiar, portanto procure correr atrás dessas informações.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama masculino que podem ser detectados são:

Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor. Pele ondulada ou enrugada. Retração do mamilo. Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo. Inchaço nos linfonodos axilares. Vale lembrar que esses sintomas nem sempre são causados pelo câncer. Boa parte dos nódulos de mama em homens é causada por ginecomastia, que é o aumento do volume nas mamas masculinas devido ao uso de medicamentos e anabolizantes ou desequilíbrio hormonal.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page